O SILÊNCIO É A PIOR RESPOSTA.
- Detalhes
- Criado: Quinta, 05 Março 2015 11:58
- Escrito por Webmaster
O SILÊNCIO É A PIOR RESPOSTA.
Há um dito popular a asseverar que, muitas vezes, o silêncio é a melhor resposta. Os mais sábios, os que insculpiram tal pensar, entendem que não se deve responder a tudo, ou atribuir uma importância exagerada ao que não tem. Em linguagem sertaneja é o que chamamos de: fulano fala tanto que dar bom dia a jumento. Resumindo, significa que não devemos nos preocupar em responder a cada coisa dita os desdita, levando-se tudo a ferro e fogo ou vendo problemas onde eles não existem.
Faço essas considerações iniciais para dizer que essa não é a situação da magistratura maranhense desde o pronunciamento do deputado Hildo Rocha na tribuna da Câmara dos Deputados.
O parlamentar, dando nome e sobrenome, acusou o Tribunal Regional Eleitoral de negociar decisões, de tirar o direito de quem tem para conceder a outro, em troca de pecúnia.
Ora, trata-se de uma acusação de gravidade ímpar, pois, agindo assim, a corte eleitoral, estaria violando o próprio sentido de ser da democracia, deixando de fazer valer a vontade dos cidadãos que foram às urnas e escolheram seus representantes e governantes.
Certa vez, de um presidente daquela corte, ouvi um ensinamento que carrego comigo até hoje. Dizia o magistrado diante de um julgamento polêmico: «aqui, não se trata de uma disputa entre duas partes, como costumo julgar diariamente, dirimindo os conflitos. Aqui temos que considerar um terceiro interessado: o povo que escolheu seus dirigentes». Perdi a causa mas saí com a agradável sensação de haver aprendido uma importante lição para os embates futuros.
Leia o texto completo no nosso site www.abdonmarinho.com