AbdonMarinho - O SILÊNCIO É A PIOR RESPOSTA.
Bem Vindo a Pag­ina de Abdon Mar­inho, Ideias e Opiniões, Sábado, 23 de Novem­bro de 2024



A palavra é o instru­mento irre­sistível da con­quista da liber­dade.

O SILÊN­CIO É A PIOR RESPOSTA.

O SILÊN­CIO É A PIOR RESPOSTA.
Há um dito pop­u­lar a assev­erar que, muitas vezes, o silên­cio é a mel­hor resposta. Os mais sábios, os que insculpi­ram tal pen­sar, enten­dem que não se deve respon­der a tudo, ou atribuir uma importân­cia exager­ada ao que não tem. Em lin­guagem ser­taneja é o que chamamos de: fulano fala tanto que dar bom dia a jumento. Resu­mindo, sig­nifica que não deve­mos nos pre­ocu­par em respon­der a cada coisa dita os des­dita, levando-​se tudo a ferro e fogo ou vendo prob­le­mas onde eles não exis­tem.
Faço essas con­sid­er­ações ini­ci­ais para dizer que essa não é a situ­ação da mag­i­s­tratura maran­hense desde o pro­nun­ci­a­mento do dep­utado Hildo Rocha na tri­buna da Câmara dos Dep­uta­dos.
O par­la­men­tar, dando nome e sobrenome, acu­sou o Tri­bunal Regional Eleitoral de nego­ciar decisões, de tirar o dire­ito de quem tem para con­ceder a outro, em troca de pecú­nia.
Ora, trata-​se de uma acusação de gravi­dade ímpar, pois, agindo assim, a corte eleitoral, estaria violando o próprio sen­tido de ser da democ­ra­cia, deixando de fazer valer a von­tade dos cidadãos que foram às urnas e escol­heram seus rep­re­sen­tantes e gov­er­nantes.
Certa vez, de um pres­i­dente daquela corte, ouvi um ensi­na­mento que car­rego comigo até hoje. Dizia o mag­istrado diante de um jul­ga­mento polêmico: «aqui, não se trata de uma dis­puta entre duas partes, como cos­tumo jul­gar diari­a­mente, diri­m­indo os con­fli­tos. Aqui temos que con­sid­erar um ter­ceiro inter­es­sado: o povo que escol­heu seus diri­gentes». Perdi a causa mas saí com a agradável sen­sação de haver apren­dido uma impor­tante lição para os embates futuros.
Leia o texto com­pleto no nosso site www​.abdon​mar​inho​.com