AbdonMarinho - ELEFANTES EM LOJA DE CRISTAIS.
Bem Vindo a Pag­ina de Abdon Mar­inho, Ideias e Opiniões, Sábado, 23 de Novem­bro de 2024



A palavra é o instru­mento irre­sistível da con­quista da liber­dade.

ELE­FANTES EM LOJA DE CRISTAIS.

ELEFANTES EM LOJA DE CRISTAIS.

Os assim chama­dos \«oposi­cionistas\» no Maranhão, não cansam de faz­erem o jogo do grupo de juram com­bater. Já havia aler­tado para esse fato no post \«amadores e profis­sion­ais\», onde colo­quei todas as maze­las e as armadil­has que teimam em cair. Os meni­nos pare­cem crianças de três anos.

Vejam a última. O prefeito da cap­i­tal, Edi­valdo Holanda Junior do PTC, começou a ser fusti­gado por conta de não ter dado segui­mento ao pro­grama do peixe, que vinha de gestões pas­sadas. Não sei se o prefeito está certo ou errado com relação ao pro­grama, entre­tanto a condução da crise não pode­ria ser mais desas­trosa. Os adversários do prefeito apon­taram sua artil­haria para o prefeito, fazendo o que lhes cabe na política, de dividir para vencer, tendo como alvo o Sr. Dino do PC do B, vir­tual can­didato ao gov­erno do Maranhão, com grandes de chances de vitória segundo as pesquisas. Pois bem lançaram a isca e os meni­nos caíram como pat­in­hos. Um atrás do outro. Ora, o outro grupo nunca esteve pre­ocu­pado com o peixe na mesa de ninguém, o que lhe inter­essa mesmo é o seu bacal­hau com calda de choco­late, mas venderam isso e incluíram até um ingre­di­ente reli­gioso a dis­cussão.

Artic­u­laram tão bem que con­seguiram desunir todos os par­tidos que deram sus­tentação a vitória do prefeito, ao ponto de não se con­vi­dar para a mesma da Páscoa o PC do B, o PSB e o PDT. Se com­erem um choco­late será dos mais amar­gos. Tudo por causa de um peixe que ao invés de mul­ti­plicar, como recomen­daria a boa fé cristã dos petecis­tas, vazaram para a pat­uleia que estavam podre. Infantis.

Ora, em política você tem que cap­i­talizar união e não desagregação. No Maranhão, as pes­soas que se dizem oposi­cionistas acham que devem cap­i­talizar é a des­graça dos seus possíveis ali­a­dos de batal­has, aque­les com­pan­heiros, que emb­ora a con­tragosto, mas para não ficar de mal com os desco­la­dos, dizem que são oposição à família Sar­ney e com quem em última análise, pela origem política comum, pos­suiriam maiores afinidades ele­ti­vas. Parece tão sim­ples enten­der isso que as vezes chego a achar que muitos destes fatos que traduzem essa desunião são ensa­ia­dos em palácio tendo o próprio Sar­ney como diretor.

Vejam, desde o gov­erno de Con­ceição Andrade (1992÷1996), a sec­re­taria de abastec­i­mento e agri­cul­tura tem sido dirigida pelo PSB ou pelo PDT, logo os desac­er­tos se exi­s­ti­ram foram cometi­dos por esses dois par­tidos ali­a­dos dos petecis­tas que estão inquili­nos da prefeitura. Estes par­tidos são os mais fortes ali­a­dos do pro­jeto do comu­nista (?) Flávio Dino para chegar ao poder, são os par­tidos que pos­suem maior estru­tura par­tidária no estado, estru­turas orgânica, logo o enfraque­c­i­mento desta aliança só inter­essa ao grupo adversário e não aos ali­a­dos de Dino, certo? Parece que não. Pelo que li, por aqui, talvez esteja errado, quem redigiu a nota da prefeitura crit­i­cando seus ali­a­dos do PDT teria sido o secretário de comu­nicação do município, que é uma espécie de primeiro-​ministro do Sr. Dino, que seria o maior prej­u­di­cado com os seus ter­mos. Não entendo, só podem ter com­bi­nado com o Sar­ney. Ao dizer com base em informações afoitas da atual direção da sec­re­taria que é do PSB que o ex-​secretário do PDT, deixou o peixe apo­drecer, acabou-​se por estra­gar foi a relação de todos os par­tidos da base ali­ada do prefeito (PTC, PSB, PDT e PC do B), ade­mais, o ex-​secretário que se chama França mas que é de Primeira Cruz é acos­tu­mado com peixe sal­gado, jamais deixaria o peixe fresco estragar.

O que achei mais bizarro no escândalo do peixe é que quase todos os meios de comu­nicação, de ali­a­dos e de oposi­cionistas tra­bal­haram numa sin­to­nia per­feita para jogar a fedentina no ven­ti­lador. Algo tão per­feito, que até chego a duvi­dar se não foi combinado.

Os mais ben­e­fi­ci­a­dos dessa lam­bança toda devem está fes­te­jando, atin­gi­ram não dois, mas qua­tro coel­hos com uma cajadada só. ou devo dizer patos?

Em tempo. Leio em alguns blogues que essa desunião entre PSB e PDT é parte da estratégia do PC do B que acha que esses par­tidos tem muito espaço no gov­erno munic­i­pal. Entendi. Querem con­quis­tar uma cat­e­dral mas acabam brig­ando por causa de um oratório. Não dá para acreditar.

Texto redu­pli­cado por incorreções. Com alguns acrésci­mos