AbdonMarinho - INFORMES DA GUERRA 3.
Bem Vindo a Pag­ina de Abdon Mar­inho, Ideias e Opiniões, Quinta-​feira, 18 de Abril de 2024



A palavra é o instru­mento irre­sistível da con­quista da liber­dade.

INFORMES DA GUERRA 3.

INFORMES DA GUERRA 3.

PATRUL­HAMENTO IRRACIONAL.

DITO POP­U­LAR assev­era: jabuti em cima de árvore ou foi enchente ou mão de gente. O ex-​governador e dep­utado fed­eral José Reinaldo (PSB/​MA) declarou apoio ao can­didato Eduardo Braide. Foi o que bas­tou para sofresse ataques como pou­cas vezes se viu numa eleição. A ponto dele, dep­utado, emi­tir nota ofi­cial recla­mando do clima de intol­erân­cia jamais visto numa eleição.

Sobre patrul­hamento e intol­erân­cia escreverei um texto especí­fico (um tex­tão), o que me pre­ocupa no momento é quem deter­mi­nou ou anuiu no ataque ao dep­utado social­ista. O dep­utado diz ter sido aler­tado que o ataque teria par­tido da cam­panha do prefeito e can­didato a reeleição Edi­valdo Holanda, dando lhe o crédito da dúvida.

Esta não é a primeira vez que o dep­utado é ata­cado por seus posições, lem­bro que certa vez, diante de ataques, igual­mente injus­tos, escrevi um texto inti­t­u­lado “Respeitem o Zé”. Não é por nada, mas se hoje con­seguimos fazer a alternaria de poder no Maran­hão, deve­mos isso a José Reinaldo Tavares. Muitos dos que hoje estão no poder jamais o alcançaria sem o sac­ri­fí­cio pes­soal do ex-​governador.

Ape­nas como sug­estão, acho que dev­e­riam olhar para o pas­sado e faz­erem uma autocrítica dos seus posi­ciona­men­tos. Dev­e­riam, sobre­tudo, não pas­sarem à pop­u­lação a ideia de ingratidão que estão passando.

RINOCERONTE EM LOJA DE CRISTAIS.

ADER­SON LAGO, ex-​deputado estad­ual dos mais bril­hantes e espir­i­tu­osos tinha uma frase para aque­les que faziam alguma artic­u­lação desastrada. Dizia: – fulano foi sutil como um rinoceronte numa loja de cristais.

Ainda hoje tento enten­der o gesto do gov­er­nador Flávio Dino ao “fuxi­car” sem pedir reser­vas ao min­istro Gilmar Mendes sobre quanto gan­haria os desem­bar­gadores do Maran­hão, segundo ele mais de R$ 55 mil por mês.

Emb­ora sem nota ofi­cial do TJMA – que entendo dev­ida – o pres­i­dente e diver­sos out­ros desem­bar­gadores des­men­ti­ram o gov­er­nador por meio de noti­cias em blogues ou em redes sociais.

Não entro no mérito, acho que tudo se resolve com mais transparência.

O que ques­tiono é ape­nas que se pas­sou pela cabeça do gov­er­nador ao lev­an­tar tal assunto, ainda mais quando a infor­mação, pelo que está dito pelos desem­bar­gadores, não reflete a realidade.

Não con­segui ainda enx­er­gar a van­tagem para o gov­erno com o mal-​estar cau­sado. Pre­tendia con­stranger os desem­bar­gadores? Agradar ao min­istro Gilmar com tal infor­mação? Ou foi ape­nas uma “meninice» tola?

Decerto tem algo de inteligente oculto em tal ati­tude. Pes­soas sábias não acor­dam pela manhã vestem a couraça de rinoceronte e vai passear em lojas de cristais.

DESCENDO DO MURO.

Uma das mel­hores charges do Caju, JP, sobre a descido do muro do gov­er­nador do estado.