AbdonMarinho - NOTAS DA GUERRA 1.
Bem Vindo a Pag­ina de Abdon Mar­inho, Ideias e Opiniões, Terça-​feira, 16 de Abril de 2024



A palavra é o instru­mento irre­sistível da con­quista da liber­dade.

NOTAS DA GUERRA 1.

O CIDADÃO de bem já deve ter perce­bido que a cam­panha eleitoral de São Luís tornou-​se uma guerra, um vale-​tudo, onde qual­quer soco abaixo do pescoço está val­endo. O com­por­ta­mento das duas cam­pan­has – ao meu sen­tir, com mais ênfase agres­siva para a cam­panha do prefeito/​candidato –, reforça o meu desalento com o futuro da cidade para os próx­i­mos qua­tro anos.

Mas vamos as notas.

INTOL­ERÂN­CIA NA UEMA

Se alguém vai a um debate ou evento o que se espera é que está pes­soa seja respeitada e possa expor seus pon­tos de vista, bem como ser ques­tion­ado sobre os mes­mos e, sobre suas posições com relação a deter­mi­na­dos temas.

As uni­ver­si­dades dev­e­riam, mais que qual­quer outro lugar, ser o espaço ded­i­cado a isso, ao plu­ral­ismo das ideias. Não é o que se ver nas uni­ver­si­dades brasileiras, maran­henses inclusas, isso jus­ti­fica a falta de edu­cação e com­pos­tura com as quais diver­sos mil­i­tantes rece­beram um dos candidatos.

SANE­Y­SISTA ENRUSTIDO.

Os dois can­didatos negam que ten­ham apoio do antigo régime (grupo Sar­ney). Ali­a­dos do prefeito can­didato espal­ham aos qua­tros ven­tos que o candidato/​deputado é sar­ne­y­sista enrustido. Ele nega. O neto de Sar­ney afirma que sim: o can­didato dep­utado esteve pedindo apoio do grupo de da ex-​governadora Roseana Sarney.

A infor­mação do neto de Sar­ney ajuda jus­ta­mente aquele que afirma não ter o apoio do grupo Sar­ney, o prefeito/​candidato e prej­u­dica jus­ta­mente aquele a quem imputam a pecha de Sar­ne­y­sista enrustido.

Então ficamos assim: O neto de Sar­ney dar uma ajud­inha ao prefeito/​candidato anti-​Sarney con­tra aquele que é o ver­dadeiro can­didato do grupo Sarney.

O Maran­hão não é para amadores.

NEU­TRAL­I­DADE SUIÇA.

Leio que o gov­er­nador do estado que prom­e­tera envolver-​se na cam­panha como mil­i­tante resolveu ficar neu­tro na disputa.

Noutra quadra, não são poucos os aux­il­iares que dia e noite se envolvem a não mais poder na cam­panha do atual prefeito. A mídia ofi­cial do gov­erno e a pro­pa­ganda eleitoral do can­didato até pare­cem pro­duzi­das pelos mes­mos mar­queteiros, tal a semel­hança dos bene­fí­cios que anun­ciam a respeito da parce­ria governo/​prefeitura. Mais que pro­pa­ganda são as obras par­ceiras ocor­rendo e sendo explo­radas na campanha.

Per­gun­tar não ofende: Não seria mais pru­dente um gov­er­nador empun­hando a ban­deira de seu can­didato nas ruas e o gov­erno neu­tro ao invés do contrário?

SAÍDA? QUE SAÍDA?

Con­tinua sem resposta a seguinte pergunta:

A mel­hor saída para São Luís é:

  1. Estre­ito dos Mosquitos;
  2. Ter­mi­nal da Ponta da Espera;
  3. Aero­porto Cunha Machado;
  4. Prefeito/​candidato;
  5. Deputado/​candidato;
  6. Nen­huma das alter­na­ti­vas anteriores.