AbdonMarinho - VALE A PENA VER DE NOVO: DEGRADAÇÃO MORAL E ENGODO.
Bem Vindo a Pag­ina de Abdon Mar­inho, Ideias e Opiniões, Quinta-​feira, 18 de Abril de 2024



A palavra é o instru­mento irre­sistível da con­quista da liber­dade.

VALE A PENA VER DE NOVO: DEGRADAÇÃO MORAL E ENGODO.

\"\"
O líder do gov­erno, a imprensa e a oposição maran­hense estão mentindo ao afir­marem que a petro­bras, par­al­isou as obras da refi­naria pre­mium de Bacabeira. Mentem, mentem deslavada­mente. Não digo isso com desapreço por eles não, sequer conheço-​os em pro­fun­di­dade. Entre­tanto eles mentem.
Sou obri­gado a acred­i­tar e a dizer isso porque senão sou obri­gado a denun­ciar o maior este­lion­ato eleitoral da história do Brasil, senão serei obri­gado denun­ciar que o Brasil se tornou uma republi­queta de bananas, senão serei obri­gado a denun­ciar que as maiores autori­dades deste país e deste estado são uns degen­er­a­dos morais indifer­entes a quais­quer con­ceitos éti­cos.
Vejam a foto. Nela temos um Pres­i­dente da República, o Sr. Lula, temos uma can­di­data a Pres­i­dente da República e min­is­tra de estado, a Sra. Dilma, uma gov­er­nadora e can­di­data a reeleição, a Sra. Roseana, o pres­i­dente do Con­gresso Nacional, o Sr. Sar­ney, min­istros de esta­dos, senadores, dep­uta­dos fed­erais e estad­u­ais e diver­sas out­ras autori­dades, se olhar­mos bem até a ex-​prefeita de Paço do Lumiar, Sra. Bia Venân­cio se fez pre­sente.
Naquele evento essas autori­dades, as maiores do país anun­cia­ram com hon­ras e pom­pas a con­strução da refi­naria. Anun­cia­ram mil­hares de empre­gos para a juven­tude maran­hense, anun­cia­ram a redenção do Maran­hão, o fim da mis­éria, uma nova era de desen­volvi­mento e pros­peri­dade.
Pois bem, agora apare­cem \«esses mer­cadores de pes­simismo\» dizendo que estão desmon­tando o can­teiro de obras, que a refi­naria não mais acon­te­cerá. Como é pos­sível? Que dizer que um Pres­i­dente da República anun­cia uma obra, um pro­jeto e tudo não pas­sava de uma farsa? Um teatro com vis­tas as eleições? Estavam ali todos ensa­ia­dos para enga­nar o povo? É isso?
Uma refi­naria exige-​se estu­dos imen­sos, tanto de via­bil­i­dade quando téc­nico. Não é pos­sível que não ten­ham pre­ce­dido disso. Não tinha estudo? Não tinha pro­jeto? Como então ini­cia­ram as obras? Ah, fazia parte do teatro para enga­nar os bestas? Mais se investiu mil­hões e mil­hões de reais, quem arcará com esse pre­juízo?
Me custa acred­i­tar nisso. Que as autori­dades estavam fazendo teatro para enga­nar o povo e fat­u­rar uma eleição. Me custa porque será o retrato fiel e acabado que atingi­mos o fundo do poço insti­tu­cional. Uma ver­gonha sem parâmetro, uma fraude sem prece­dentes. Autori­dades da República não podem par­tic­i­par deste tipo de engodo. O insin­uam, entre lin­has, é que o Sr. Sar­ney teria chegado para o Sr. Lula e dito: \«Meu irmão de alma, a coisa \“tá\» feia lá no Maran­hão para a Roseana, \«vamo lá\», rúné aí seu povo, e vamos dizer que ire­mos con­struir uma grande refi­naria no Maran­hão, tão grande que será chamada pre­mium, latin sem­pre impres­siona, lev­a­mos todos os nos­sos can­didatos, tu leva a Dilma e aí a gente ganha a eleição\». Insin­uam que o Sr. Lula nem pes­tane­jou, foi logo dizendo: \«É isso mesmo com­pan­heiro, Sar­ney, vamos pegar um destes pro­je­tos emprestado do Eike Batista e vamos lá, o povo do Maran­hão acred­ita mesmo em tudo, ainda mais se for dito por mim, enganamos os bestas e ainda sobra uns vot­in­hos para a Dilma\». Pois é, só fal­tam dizer que foi isso. Tudo com­bi­nado para enga­nar os incau­tos. Não acred­ito que ten­ham chegado a isso. Deve ser tudo invenção desses inimi­gos do Maran­hão, destes inimi­gos do país.
Caso isso fosse ver­dade, cer­ta­mente teríamos man­i­fes­tações públi­cas de repú­dio de enti­dades de classe, sindi­catos e da pop­u­lação em geral. Teríamos man­i­fes­tação de repú­dio e cobrança de expli­cações dos nos­sos rep­re­sen­tantes na Assem­bleia e no Con­gresso Nacional. Caso fosse ver­dade que desmon­taram o can­teiro de obras, cer­ta­mente o Min­istério Público Fed­eral, tão dili­gente, já teria pedido infor­mações aos min­istros da área, à presidên­cia da Petro­bras e a quem mais coubesse con­hecer do assunto. Será que já fiz­eram isso? O que dizem as autori­dades? Qual a razão do silên­cio de todos?
Tem algo que não canso de me per­gun­tar: Será que todos perderam a ver­gonha na cara? Fazem e acon­te­cem sem o mín­imo de con­strang­i­mento, fica o dito pelo não dito. É capaz de todos que apare­cem na foto do maior empreendi­mento do Maran­hão, ao virem aqui em seus roteiros de cam­pan­has, só apare­cem mesmo para isso, sequer serem inda­ga­dos sobre a razão da par­al­isação das obras, sobre o desmonte dos can­teiros, sobre o engodo. Pelo con­trário, serão todos fes­te­ja­dos, adu­la­dos, lou­va­dos, etc. Faz muito tempo que o povo maran­hense perdeu a com­pos­tura, não fiz­eram foi se dá conta disso.
Abdon Mar­inho é advo­gado (texto pub­li­cado em 6 de março de 2013).