AbdonMarinho - VALE A PENA VER DE NOVO: DEGRADAÇÃO MORAL E ENGODO.
Bem Vindo a Pagina de Abdon Marinho, Ideias e Opiniões, Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017



A palavra é o instrumento irresistível da conquista da liberdade.

Rui Barbosa

\"\"
O líder do governo, a imprensa e a oposição maranhense estão mentindo ao afirmarem que a petrobras, paralisou as obras da refinaria premium de Bacabeira. Mentem, mentem deslavadamente. Não digo isso com desapreço por eles não, sequer conheço-os em profundidade. Entretanto eles mentem.
Sou obrigado a acreditar e a dizer isso porque senão sou obrigado a denunciar o maior estelionato eleitoral da história do Brasil, senão serei obrigado denunciar que o Brasil se tornou uma republiqueta de bananas, senão serei obrigado a denunciar que as maiores autoridades deste país e deste estado são uns degenerados morais indiferentes a quaisquer conceitos éticos.
Vejam a foto. Nela temos um Presidente da República, o Sr. Lula, temos uma candidata a Presidente da República e ministra de estado, a Sra. Dilma, uma governadora e candidata a reeleição, a Sra. Roseana, o presidente do Congresso Nacional, o Sr. Sarney, ministros de estados, senadores, deputados federais e estaduais e diversas outras autoridades, se olharmos bem até a ex-prefeita de Paço do Lumiar, Sra. Bia Venâncio se fez presente.
Naquele evento essas autoridades, as maiores do país anunciaram com honras e pompas a construção da refinaria. Anunciaram milhares de empregos para a juventude maranhense, anunciaram a redenção do Maranhão, o fim da miséria, uma nova era de desenvolvimento e prosperidade.
Pois bem, agora aparecem \"esses mercadores de pessimismo\" dizendo que estão desmontando o canteiro de obras, que a refinaria não mais acontecerá. Como é possível? Que dizer que um Presidente da República anuncia uma obra, um projeto e tudo não passava de uma farsa? Um teatro com vistas as eleições? Estavam ali todos ensaiados para enganar o povo? É isso?
Uma refinaria exige-se estudos imensos, tanto de viabilidade quando técnico. Não é possível que não tenham precedido disso. Não tinha estudo? Não tinha projeto? Como então iniciaram as obras? Ah, fazia parte do teatro para enganar os bestas? Mais se investiu milhões e milhões de reais, quem arcará com esse prejuízo?
Me custa acreditar nisso. Que as autoridades estavam fazendo teatro para enganar o povo e faturar uma eleição. Me custa porque será o retrato fiel e acabado que atingimos o fundo do poço institucional. Uma vergonha sem parâmetro, uma fraude sem precedentes. Autoridades da República não podem participar deste tipo de engodo. O insinuam, entre linhas, é que o Sr. Sarney teria chegado para o Sr. Lula e dito: \"Meu irmão de alma, a coisa \'tá\' feia lá no Maranhão para a Roseana, \"vamo lá\", rúne aí seu povo, e vamos dizer que iremos construir uma grande refinaria no Maranhão, tão grande que será chamada premium, latin sempre impressiona, levamos todos os nossos candidatos, tu leva a Dilma e aí a gente ganha a eleição\". Insinuam que o Sr. Lula nem pestanejou, foi logo dizendo: \"É isso mesmo companheiro, Sarney, vamos pegar um destes projetos emprestado do Eike Batista e vamos lá, o povo do Maranhão acredita mesmo em tudo, ainda mais se for dito por mim, enganamos os bestas e ainda sobra uns votinhos para a Dilma\". Pois é, só faltam dizer que foi isso. Tudo combinado para enganar os incautos. Não acredito que tenham chegado a isso. Deve ser tudo invenção desses inimigos do Maranhão, destes inimigos do país.
Caso isso fosse verdade, certamente teríamos manifestações públicas de repúdio de entidades de classe, sindicatos e da população em geral. Teríamos manifestação de repúdio e cobrança de explicações dos nossos representantes na Assembleia e no Congresso Nacional. Caso fosse verdade que desmontaram o canteiro de obras, certamente o Ministério Público Federal, tão diligente, já teria pedido informações aos ministros da área, à presidência da Petrobras e a quem mais coubesse conhecer do assunto. Será que já fizeram isso? O que dizem as autoridades? Qual a razão do silêncio de todos? 
Tem algo que não canso de me perguntar: Será que todos perderam a vergonha na cara? Fazem e acontecem sem o mínimo de constrangimento, fica o dito pelo não dito. É capaz de todos que aparecem na foto do maior empreendimento do Maranhão, ao virem aqui em seus roteiros de campanhas, só aparecem mesmo para isso, sequer serem indagados sobre a razão da paralisação das obras, sobre o desmonte dos canteiros, sobre o engodo. Pelo contrário, serão todos festejados, adulados, louvados, etc. Faz muito tempo que o povo maranhense perdeu a compostura, não fizeram foi se dá conta disso. 
Abdon Marinho é advogado (texto publicado em 6 de março de 2013).