AbdonMarinho - Home
Bem Vindo a Pagina de Abdon Marinho, Ideias e Opiniões, Terça-feira, 17 de Outubro de 2017



A palavra é o instrumento irresistível da conquista da liberdade.

Rui Barbosa

Escrito por Abdon Marinho

O MARANHÃO NA ENCRUZILHADA DO ATRASO.
DIZIA o saudoso Rui Barbosa que “a palavra é o instrumento irresistível da conquista da liberdade”. Uso-a no frontispício do meu site.
Há alguns anos resolvi que era hora de expor o que penso publicamente, usar a palavra para dar o meu testemunho sobre os dias que vivemos. Minha opção foi pela palavra escrita.
Em todos estes anos, por onde passo, escuto uma pergunta recorrente: – você não tem medo de escrever estes textos?
Ouço tal inquisição de médicos, advogados, servidores públicos, estudantes, cidadãos comuns.
Já ouvia muito isso no governo da senhora Roseana Sarney e,...

Escrito por Abdon Marinho

UM POUCO DE BOM SENSO AJUDARIA.

LOGO que terminei de escrever o texto “Sem Instituições Será o Caos”, um amigo me alcança, por um destes aplicativos de celular, para indagar-me  como estou vendo a sucessão no Tribunal de Justiça do Maranhão. 

Após recomendar-lhe que lesse o texto que acabara de publicar, lhe disse que, a princípio,  achava faltar juízo a suas excelências na condução do processo eleitoral. 

Apesar do processo democrático, através de escolhas livres, ser sempre saudável, quando tais contendas descambam práticas que mais se parecem com disputas de várzea, todos perdem, sobretudo a instituição. 

Fui além ao ponderar...

Escrito por Abdon Marinho

SEM INSTITUIÇÕES SERÁ O CAOS.

TORNOU-SE lugar comum, dizer diante das crises em torno da política ou da economia, que tudo vai bem pois as instituições estão funcionando regularmente. Era assim.

O Brasil, depois de muito tempo, vive agora não uma crise política ou econômica, vive, sim, uma grave crise institucional que poderá desdobra-se para consequências que os mais lúcidos não desejam: uma ditadura, uma republiqueta de bananas, o império da corrupção institucionalizada ou outros males que os valha.

O que acontecerá, por exemplo, se o Senado Federal – como se desenha –, vir a dizer que a Suprema Corte...

Escrito por Abdon Marinho

A CAUSA DA LIBERDADE.

QUEM pretender-se livre, não tem que está preparando para uma batalha. Precisa está pronto para uma guerra diária. A frase não parece muito original, mas é minha.

Mesmo a liberdade de expressão, a mais comezinha das liberdades, sofre todo tipo de retaliação dos donos do poder, até mesmo daqueles eleitos envergando a a bandeira da liberdade, da tolerância e dos direitos. 

Logo ela - talvez devamos dizer: mesmo ela –, que encontra-se sob o albergue constitucional: "IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;” sofre violenta reprimenda.

Os donatários do poder – até mesmo...

Escrito por Abdon Marinho

O GOVERNADOR E O CONDENADO: O CONVESCOTE DO ABSURDO.

O EX-PRESIDENTE Lula resolveu fazer uma peregrinação pelo Nordeste. Segundo dizem, na intenção de ser ovacionado por milhões de brasileiros. As notícias que nos chegam é que, apesar do esforço, o público dos comícios fora de época e em frontal oposição a legislação brasileira, tem sido bem aquém do esperado – ainda a militância paga não tem se mostrado tão empolgada em empunhar as bandeiras partidárias. 

O ápice da caravana-comitê do ex-presidente deverá acontecer no Maranhão onde, pelo que noticia a mídia, as autoridades constituídas, deverão promover uma recepção digna de...

Escrito por Abdon Marinho

A POLÊMICA DOS ALUGUÉIS. 

O GOVERNO estadual vê-se enredado – mais uma vez – numa controvérsia envolvendo aluguéis. Desta vez, de uma clínica para funcionamento de um centro de ortopedia e traumatologia. 

A controvérsia envolvendo o dito aluguel ganhou destaque por dois dias seguidos na TV Globo e municiou os adversários do governo no restante da mídia e na política ou vice-versa – já que é impossível separar um de outro.

Antes deste  tivemos o polêmico aluguel de um imóvel para receber menores infratores, locado de um correligionário, no bairro Aurora; depois o aluguel de um imóvel para o funcionamento...